UOL Notícias Notícias
 

13/11/2006 - 21h10

Roubo de fios causa atraso de trens na Itália

da BBC, em Londres
Cerca de 250 mil italianos foram afetados por atrasos de trem que não puderam sair na hora porque os fios de cobre usados em equipamentos de segurança haviam sido roubados.

Em Roma e em Turim, centenas de trens tiveram suas partidas adiadas em pelo menos meia hora porque os equipamentos de sinalização e segurança haviam sido desativados pela falta do metal.

Depois de ter triplicado de preço nos últimos três meses, o cobre tornou-se uma commodity ainda mais atrativa para ladrões, que geralmente aproveitam a escuridão da noite para retirar os fios colocados junto aos trilhos.

Apenas no último mês, 22 pessoas foram presas por acusações relacionadas ao roubo de fiação de cobre, segundo a polícia. Muitos deles foram identificados como imigrantes romenos.

Fábrica clandestina

Os policiais descobriram até uma fábrica clandestina perto de Turim, supostamente usada para reciclar o material e prepará-lo para a exportação.

Em Nápoles, a polícia apreendeu recentemente dezenas de contêiners cheios de rolos de cobre em uma área portuária e prontos para embarcar para a China - que seria o principal destino do cobre contrabandeado.

Os ladrões também têm roubado cabos de cobre da companhia de eletricidade italiana Enel e guardado-os em locais de obras.



Continua...

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,11
    3,339
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,30
    61.087,14
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host