UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

29/11/2006 - 12h33
Peixe pré-histórico era mais forte que tubarão

da BBC, em Londres

Cientistas em Chicago, Estados Unidos, que recriaram a mandíbula de um peixe pré-histórico afirmam acreditar que o peixe tinha uma mordida mais forte do que qualquer outro que tenha existido, inclusive o tubarão.

Os pesquisadores publicaram a pesquisa na revista científica britânica Biology Letters da Sociedade Real Britânica.

A equipe usou o crânio fossilizado do peixe, conhecido como Dunkleosteus terrelli, para construir um modelo de sua cabeça. E concluíram que a força da mordida deste peixe podia chegar a cinco mil quilos.

Os cientistas também descobriram que a criatura - coberta com placas duras parecidas com uma blindagem e que pesava até 3,5 toneladas - poderia fechar sua mandíbula a uma velocidade incrível e comer qualquer outra criatura no oceano.

Segundo os pesquisadores este peixe era cerca de duas vezes mais poderoso do que o mais forte predador dos mares nos dias atuais, o grande tubarão branco.

A força da sua mordida colocaria o peixe no mesmo nível do dos maiores "mordedores" de todos os tempos, como o dinossauro Tyranossaurus rex.

O Dunkleosteus terrelli viveu há mais de 360 milhões de anos.

Pequena área

Mais surpreendente é o fato de que o Dunkleosteus também poderia abrir sua boca muito rapidamente, precisando apenas de um quinzeavos de segundo, o que criava uma força de sucção muito forte, puxando as vítimas para sua boca.

"Este peixe fortemente blindado era rápido na abertura da mandíbula e muito poderoso durante o fechamento da mandíbula", disse o co-autor da pesquisa Mark Westneat, curador do setor de peixes do Museu Field, de Chicago.

"Isto é possível devido à engenharia única de seu crânio e aos diferentes músculos usados para abrir e fechar (a mandíbula)."

Geralmente um peixe tem uma mordida forte ou uma mordida rápida, mas não as duas.

Para determinar a força da mordida, os cientistas usaram o crânio fossilizado de um Dunkleosteus terrelli para recriar a musculatura do antigo peixe. Este modelo biomecânico mostrava a força e o movimento da mandíbula.

O peixe era um placodermo, um grupo diferente de peixe com placas que formavam uma espécie de blindagem, que dominaram ecossistemas aquáticos durante o Período Devoniano, que ocorreu entre 415 e 360 milhões de anos atrás.

ÍNDICE DA BBC BRASIL   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA