UOL Notícias Notícias
 

22/03/2007 - 16h46

Piratas oferecem recompensa por morte de cães farejadores

da BBC
Dois cães farejadores que descobriram carregamentos de CDs e DVDs piratas na Malásia agora estão com suas vidas ameaçadas por chefes de quadrilhas, segundo as autoridades.

Os cães da raça labrador e de cor preta, chamados Lucky e Flo, estavam na sua primeira missão quando descobriram cerca de um milhão de artigos pirateados, além de computadores e "queimadores" de CD.

Autoridades afirmam que depois da operação foi oferecida uma recompensa para quem eliminar os dois cães. A quantia não é conhecida.

Os animais estão escondidos em locais de segurança reforçada.
"Os cães são uma ameaça genuína às organizações que lidam com discos piratas, por isso a instrução para eliminar os animais", disse Firdaus Zakaria, diretor de fiscalização do Ministério do Comércio Doméstico e Consumo ao jornal New Straits Times.

Seis pessoas foram presas na segunda-feira depois que os cães foram levados pelos treinadores a um esconderijo contendo material pirateado que chegaria ao valor de US$ 3 milhões, na cidade de Johor Baru, no sul da Malásia.

Os animais foram treinados na Irlanda do Norte para identificar o cheiro de policarbonatos - elemento químico usado na fabricação de CDs e DVDs.

A Malásia é conhecida por ser um dos centros do comércio de filmes, músicas e jogos pirateados na Ásia.
A Motion Picture Association of America (MPAA, associação americana que congrega a indústria do cinema) afirma que os grandes estúdios de cinema perderam US$ 1,2 bilhão devido à pirataria de filmes na região apenas em 2006.

Um porta-voz da MPAA disse que a Malásia é o primeiro país do mundo a usar cães para detectar discos pirateados.
Os cães foram emprestados à polícia da Malásia para um período de testes de um mês pela MPAA, que está aumentando os esforços para combater a pirataria.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    11h09

    1,05
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h14

    -0,37
    63.284,47
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host