UOL Notícias Notícias
 

18/04/2007 - 20h34

Entre tiroreios, Cho enviou "confissão multimídia" para rede de TV

Bruno Garcez
Enviado especial a Blacksburg (Virgínia)
O autor dos ataques que mataram 32 pessoas na Virginia Tech University, o jovem de origem sul-coreana Cho Seung-Hui, enviou um envelope contendo vídeos, fotos e cartas para a rede de TV NBC entre o primeiro tiroteio, no qual matou duas pessoas, e o segundo, no qual assassinou outras 30, antes de cometer suicídio.

A rede NBC exibiu trechos do que chamou de um "manifesto multimídia", no qual Cho faz o que poderia ser definido como uma confissão e oferece a sua versão sobre o que motivou sua ação.

Em um dos vídeos enviados por Cho, ele é visto dizendo: "Eu fiz. Eu tive de fazê-lo". Em outra passagem, o estudante afirma: "Vocês tiveram 1 bilhão de chances de evitar o que aconteceu hoje".

Ele afirma ainda: "Graças a vocês, eu vou morrer como Jesus Cristo". Ele também fala em "mártires, como Eric e Dylan", os dois autores do massacre de Columbine, cometido numa escola secundária do Colorado, em 1999.

"Incompreensível e profano"
Algumas das imagens exibidas pela NBC nesta quarta-feira são, segundo a emissora, provavelmente semelhantes às últimas cenas vistas pelas vítimas de Cho.

O estudante aparece em fotos empunhando duas pistolas e apontando-as para as câmeras.

Além das fotos e vídeos, o pacote contém também um texto de 800 páginas.

A emissora disse ter se cercado de cuidados ao exibir o que disse saber ser o trabalho de um assassino. E afirmou ter feito uma cuidadosa edição para dar coerência a um material que qualificou de "incompreensível e profano".

Tratamento psiquiátrico
A polícia divulgou nesta quarta-feira que Cho havia recebido tratamento psiquiátrico em uma clínica da Virgínia, em 2005.

Os policiais também disseram ter recebido queixas de duas colegas do jovem, que afirmaram que ele as estava assediando por meio de e-mails e telefonemas.

Mas eles disseram que, na ocasião, não tinham quaisquer argumentos para tomar qualquer ação contra Cho.

O massacre na Virginia Tech University fez vítimas de dez Estados americanos e de sete países diferentes, entre eles Peru, Canadá e Romênia. A Associação de Estudantes Brasileiros da Virginia Tech disse que não há vítimas fatais ou feridos entre os estudantes brasileiros da universidade.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    -0,94
    3,108
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,51
    63.853,77
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host