UOL Notícias Notícias
 

24/04/2007 - 19h51

Jornalista da BBC seqüestrado está bem, diz governo palestino

O correspondente da BBC Alan Johnston, desaparecido em Gaza no mês passado, está com "boa saúde", informou nesta terça-feira o vice-primeiro-ministro palestino, Azzam al-Ahmad.

Ahmad encontrou-se com o cônsul-geral da Grã-Bretanha em Jerusalém, Richard Makepace, na cidade de Ramallah para discutir os esforços que estão sendo empreendidos para liberar o jornalista.

O repórter de 44 anos está desaparecido desde o dia 12 de março, quando foi visto em Gaza sendo levado por homens armados.

"A informação que nós temos indica que Johnston está com boa saúde", afirma uma nota divulgada pelo escritório de Ahmad.

"O governo (da Palestina) está totalmente coordenado com a presidência e com todos os serviços de segurança para buscar um esforço extensivo para libertação de Johnston e para trazê-lo de volta a salvo para sua casa, família e trabalho."

Abaixo-assinado
Um grupo militante pouco conhecido disse, há algumas semanas, que tinha matado o correspondente, mas a BBC e as autoridades palestinas não conseguiram confirmar a informação.

"Nós não temos informações seguras sobre seu paradeiro ou sobre seu estado de saúde, e a família de Alan e a BBC continuam cada vez mais preocupadas que tanto tempo se passou sem nenhuma palavra segura", disse o diretor geral da BBC, Mark Thompson, a uma comissão do Parlamento britânico.

Na segunda-feira, diversas vigílias na Grã-Bretanha marcaram as seis semanas desde que Johnston foi seqüestrado.

Um serviço ecumênico foi realizado em uma igreja de Londres. A irmã de Alan, Katriona Johnston, participou de uma das vigílias junto com a equipe da BBC em Glasgow.

Em Islamabad, no Paquistão, jornalistas locais e correspondentes internacionais pediram a libertação de Johnston.
Um abaixo-assinado promovido pela BBC já recebeu mais de 50 mil adesões.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,87
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,40
    65.265,98
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host