UOL Notícias Notícias
 

11/05/2007 - 20h04

Brasil manifesta desagrado com decisão sobre caso Jean Charles

da BBC
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil divulgou nesta sexta-feira uma nota manifestando sua "inconformidade" com a absolvição dos policiais envolvidos na morte do brasileiro Jean Charles de Menezes.

"O Ministério das Relações Exteriores recebeu a notícia de que a Comissão Independente de Queixas contra a Polícia (IPCC), do Reino Unido, absolveu 11 policiais envolvidos na morte do cidadão brasileiro Jean Charles de Menezes, no metrô de Londres, em 22 de julho de 2005", diz a nota.

A IPCC decidiu que não vai haver uma ação disciplinar contra 11 dos 15 policiais que estavam envolvidos na morte do brasileiro.

"Ao manifestar sua inconformidade com a decisão, diante das circunstâncias em que a trágica morte ocorreu, o Ministério das Relações Exteriores instruiu o Consulado-Geral do Brasil em Londres a renovar a solidariedade e o apoio do Governo brasileiro à família de Jean Charles de Menezes."

Segundo o comunicado, o ministério também instruiu o Consulado-Geral em Londres a a discutir com os advogados da família de Jean Charles "as perspectivas futuras do processo penal, com vistas à punição dos eventuais culpados".

"Além disso, o ministério instruiu a Embaixada do Brasil em Londres a manifestar às autoridades britânicas o desagrado do Governo brasileiro com a situação", afirma a nota.

Jean Charles foi morto com sete tiros na cabeça por policiais que acreditavam estar atrás de um homem-bomba. A morte, em uma estação de metrô ao sul de Londres, ocorreu em julho de 2005, duas semanas após os atentados a bomba que mataram dezenas de pessoas e um dia após novos atentados frustrados.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,52
    3,318
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,82
    61.675,46
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host