UOL Notícias Notícias
 

17/05/2007 - 09h07

Da Vinci lidera lista de 'ícones que deveriam ressuscitar'

da BBC
O pintor renascentista italiano Leonardo da Vinci ocupou o topo de uma lista de figuras históricas que deveriam ressuscitar, formulada com base em uma pesquisa junto ao público britânico.

O levantamento, da organização Campaign for Museums, também concluiu que a modelo Kate Moss e o tocador de arquivos musicais iPod deveriam, no futuro, ser colocados em um museu para representar os tempos atuais.

A pesquisa, que ouviu 1,4 mil pessoas, foi feita para marcar o Mês dos Museus na Grã-Bretanha.
Em segundo lugar na lista dos ícones que deveriam ser 'ressuscitados' ficou a rainha Elizabeth 1ª, que comandou o poderoso Império Britânico no século 16, seguida por um dos principais artistas do seu tempo - o dramaturgo de Stratford-upon-Avon William Shakespeare.

O levantamento mostrou que os britânicos gostariam de tirar do passado objetos como os ônibus Routemaster - ao estilo antigo, vermelhos e com entrada por trás -, os trens a vapor e a caneta-tinteiro.

Kate Moss e iPod

A pesquisa também quis saber que pessoas e objetos de 2007 os britânicos colocariam em um museu como ícones deste tempo.

Para os britânicos, o iPod é o objeto que mais simboliza o espírito de 2007, em uma lista que inclui os blogs, o vídeo-game Nintendo Wii, os carros flexi, o botox e o leitor portátil de emails Blackberry.

Já a modelo Kate Moss liderou a lista das personalidades que deveriam ser lembradas no futuro como o retrato de nossa época. Depois dela veio o ex-presidente sul-africano e líder da era pós-Apartheid, Nelson Mandela.

A cantora australiana Kylie Minogue e o ex-presidente Al Gore, autor de um documentário sobre os riscos do aquecimento global, ficaram na 6ª e na 9ª posição do mesmo levantamento.

O presidente da Campaign for Museums, que apóia e promove museus e galerias britânicos, disse: "Os resultados da pesquisa mostram como nos percebemos e como gostaríamos de ser lembrados no futuro".

"Agora, se Kate Moss poderá ser comparada a Leonardo da Vinci, temos de esperar para ver!"

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,01
    3,285
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,56
    62.017,97
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host