UOL Notícias Notícias
 

18/05/2007 - 08h59

Comediante vai às ruas em busca de doadores de esperma

O comediante Danny Robins foi às ruas da Grã-Bretanha vestido de espermatozóide para tentar recrutar doadores de esperma, que estão se tornando uma raridade no país.

A saga foi mostrada em um documentário exibido pela BBC nesta quinta-feira. Segundo Robins, a crise na doação de esperma se agravou em 2005, depois que o governo aprovou uma lei abolindo o direito de anonimato dos doadores.

A partir de 1º de abril daquele ano, todos os doadores registrados poderiam ter sua identidade revelada aos filhos gerados com seu esperma quando eles completassem 18 anos.

"O que parecia uma maneira fácil de ajudar casais sem filhos e ganhar um dinheiro extra de uma hora para outra se transformou na perspectiva menos atraente de ter até 50 crianças batendo na sua porta no ano de 2023", diz Robins.

O número de doadores de esperma na Grã-Bretanha vem caindo nos últimos anos e hoje há apenas 208 baseados no país, que tem uma população de 22 milhões de homens.

Especialistas em fertilidade estimam que seriam necessários de 500 a 600 doadores para que a atual demanda fosse atendida.

Porsche

Danny Robins foi a jogos de futebol, bares, a uma sede do Corpo de Bombeiros e até a uma mina de carvão e um coral masculino para tentar entender o desinteresse na doação de esperma.

Ele descobriu que a falta de informação sobre o assunto era enorme.
"Alguns homens achavam que eles se tornariam financeiramente responsáveis pelas crianças. Um perguntou: 'E se eles aparecessem aos 18 anos querendo que eu desse um Porsche de presente?'. Outros se preocupavam com a mecânica da doação, achando que precisariam ter relações sexuais com a mulher que precisava do esperma", explicou Robins.

Uma das pessoas ouvidas no programa, Siaran West, disse que a doação de esperma transformou em realidade seu sonho de ter um bebê. Seu marido havia sido diagnosticado com esclerose múltipla, o que impedia o casal de ter seus próprios filhos.

"Eu sou tão grata a quem doou esperma para me ajudar...É uma coisa fantástica e fez uma diferença enorme na minha vida", disse ela.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h19

    0,41
    3,108
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,86
    63.521,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host