UOL Notícias Notícias
 

23/05/2007 - 13h02

Exército libanês isola campo de refugiados palestinos

Diversas caminhonetes com soldados do Exército libanês voltaram a entrar nesta quarta-feira no campo de refugiados de Nahr al-Bared, no norte do Líbano, segundo o testemunho de um jornalista brasileiro que está na área.

Tariq Saleh diz que a movimentação trouxe o temor de que o cessar-fogo que se sustentou desde a noite de terça-feira esteja perto de dar lugar a mais conflitos.

"Na entrada principal do campo, há também dois caminhões do Exército estacionados, cada um com dois carros blindados na caçamba. Há também um carro-pipa e um caminhão cheio de equipamentos para acampamento", disse.

Saleh afirma que, nas primeiras horas da manhã, o campo estava aberto e tanto jornalistas como moradores podiam entrar e sair livremente.

"Mas, depois, o Exército isolou o campo. Vi mulheres chorando no portão porque tinham saído e não conseguiam mais voltar pra casa", descreve o brasileiro.

De acordo com o jornalista, tudo isso aumentou a tensão e as especulações no local de que os militares podem estar pensando em entrar no campo e realizar alguma operação mais longa.

"Chegamos a ouvir umas três rajadas de metralhadora no fim da manhã, mas depois não ouvimos mais tiros", conta Saleh.

Curiosos

Saleh conversou com a BBC Brasil quando estava em uma das entradas secundárias do campo de refugiados. "Há dezenas de curiosos, na maioria libaneses que moram aqui na região, que vieram aqui para ver o que está acontecendo, mesmo com todo o perigo."

O jornalista conta que muitos dos curiosos arriscam a vida ficando no meio da rua, bem na linha de fogo de possíveis franco-atiradores que podem estar instalados nos prédios de Nahr al-Bared.

"O pessoal da defesa civil, que está aqui com as ambulâncias, tenta convencer os curiosos a ficar em pontos mais abrigados, mas muita gente resiste", diz.

Ele observa que há ambulâncias estacionadas em todas as saídas ao redor do campo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,01
    3,285
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,56
    62.017,97
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host