UOL Notícias Notícias
 

25/05/2007 - 14h08

Rumor sobre 'banana assassina' assusta chineses

da BBC
Um rumor espalhado por mensagens de celular provocou uma queda abrupta no preço das bananas na ilha chinesa de Hainan.

O torpedo dizia que as frutas produzidas na ilha estariam contaminadas por um vírus, com efeitos semelhantes ao da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars, na sigla em inglês).

Os agricultores de Hainan dizem que a queda nos preços está provocando prejuízos de até 20 milhões de yuans (cerca de R$ 5,1 milhões) por dia.

"Não passa de um rumor. Não há nenhum caso no mundo de humanos tendo contraído vírus de plantas e não há nenhuma evidência científica de que isso possa acontecer", disse um representante do Ministério da Saúde da China.

Câncer

As bananas de Hainan já tinham sido alvo de boatos de que elas causariam câncer, depois que uma praga atingiu as plantações no início deste ano.

Este novo rumor surge no momento em que há suspeitas ao redor do mundo em relação à qualidade das exportações chinesas, incluindo alegações de contaminações em pastas de dentes e comida para animais.

O próprio jornal oficial chinês recentemente criticou as práticas de vigilância sanitária do país e disse que o governo tem que fazer mais para proteger os consumidores.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,34
    3,176
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h23

    -0,40
    76.283,16
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host