UOL Notícias Notícias
 

28/05/2007 - 08h45

EUA e Irã iniciam encontro histórico sobre Iraque

Os Estados Unidos e o Irã deram início nesta segunda-feira, em Bagdá, ao primeiro encontro bilateral oficial em quase 30 anos, para tratar do futuro do Iraque.

Os embaixadores dos Estados Unidos, Ryan Crocker, e do Irã, Hassan Kazemi, se encontram em Bagdá para o que é a reunião de mais alto nível desde que os dois países cortaram relações diplomáticas, em 1980.

À época, a revolução Islâmica iniciada em 1979 pelo aiatolá Khomeini afastava o país do Ocidente. As relações entre os dois países pioraram após a invasão da Embaixada americana em Teerã, no mesmo ano.

As negociações de agora ocorrem em meio a tensões crescentes em torno do programa nuclear iraniano e da acusação americana de que o Irã financia grupos militantes que fomentam a violência sectária no Iraque.

Brevidade

Mas os representantes diplomáticos esperam deixar o primeiro tema de fora da conversa, e limitar-se à situação no Iraque.

O correspondente da BBC em Bagdá Paul Wood disse que o encontro será "breve".

"Os Estados Unidos acusam o Irã de armar, treinar e financiar alguns grupos xiitas que estão matando soldados americanos no Iraque. Já o Irã quer simplesmente que os Estados Unidos saiam do Iraque", ele explicou.

Os dois países consideram que têm em comum o "interesse estratégico" de ajudar na consolidação do governo iraquiano, hoje apoiado pelos Estados Unidos, mas xiita e simpático ao Irã.

"Nenhuma novidade é esperada, mas o simples fato de estas discussões estarem ocorrendo já é significante", observou Paul Wood.

Já o correspondente da BBC em Washington Jonathan Beale disse que, apesar da tensão, os Estados Unidos querem que o Irã desempenhe um papel mais importante na situação iraquiana.

Beale considerou improvável, entretanto, que haja avanços, "dado o nível de hostilidade".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    -0,94
    3,108
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,51
    63.853,77
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host