UOL Notícias Notícias
 

01/06/2007 - 13h51

Chávez 'tem que cuidar da Venezuela', diz Lula

Adriana Stock
De Londres
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira, em Londres, que o presidente venezuelano Hugo Chávez "tem que cuidar da Venezuela e eu, do Brasil", ao responder a uma pergunta sobre críticas feitas por Chávez ao Congresso brasileiro.

"Veja como eu sou diplomata, não posso comentar o discurso de um chefe de Estado porque você esta fazendo esta pergunta", disse Lula. "Numa situação dessas, não sei se o Chávez falou isso mesmo."

"Se falou, tenho certeza que o embaixador brasileiro em Caracas vai comunicar o Itamaraty. Somos adultos, cada um tem responsabilidade do que fala", acrescentou.

"Chávez tem que cuidar da Venezuela e eu, do Brasil. No caso do problema do Chávez com a televisão, isso é um problema do Chávez, e não do Brasil."

Na quinta-feira, o presidente venezuelano disse em cadeia nacional de TV que o "Congresso brasileiro está agora subordinado a Washington" e "faz um mau favor à causa sul-americana".

As frases foram uma reação à aprovação pelo Senado brasileiro, na quarta-feira, de um requerimento pedindo que Chávez devolva ao canal de televisão RCTV a concessão para que volte ao ar. A emissora deixou de transmitir no domingo, desencadeando uma onda de protestos na Venezuela.

Kaká
Lula chegou à capital britânica no fim da manhã desta sexta-feira (hora local em Londres) e não tem compromissos oficiais em sua agenda.

Durante o dia, ele deve conceder entrevistas a jornais indianos e britânicos è a rede de TV árabe Al-Jazeera e assistir ao amistoso da Seleção Brasileira com a seleção inglesa no remodelado estádio de Wembley (noroeste de Londres).

Lula disse que aposta em um resultado de 2 a 0 para o Brasil e elogiou o meia Kaká, lembrando que o jogador tem se destacado por sua atuação no Milan, da Itália.

Neste sábado, o presidente segue para a Índia.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,11
    3,339
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,30
    61.087,14
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host