UOL Notícias Notícias
 

01/06/2007 - 16h00

Lula manda convocar embaixador da Venezuela

da BBC
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou que o Ministério das Relações Exteriores convoque o embaixador da Venezuela no Brasil para prestar esclarecimentos sobre as declarações do presidente venezuelano, Hugo Chávez, sobre o Congresso brasileiro.

A informação foi divulgada pelo Itamaraty, por meio de uma nota de imprensa, nesta sexta-feira, e diz que o governo repudia o questionamento da independência e dignidade do Congresso.

"Tendo tomado conhecimento, em Londres, de declarações atribuídas ao Presidente Hugo Chávez a respeito do Congresso brasileiro, o Presidente Lula reafirmou seu total apoio às instituiçoes brasileiras e expressou seu repúdio a manifestações que coloquem em questão a independência, a dignidade e os princípios democráticos, que norteiam essas instituições, afirma a nota.

O texto também afirma que o presidente aguarda a transcrição das declarações de Chávez.

Em Londres, o presidente Lula disse que Chávez "tem de cuidar da Venezuela, e eu, do Brasil", ao responder a uma pergunta sobre críticas feitas por Chávez ao Congresso brasileiro.

"Veja como eu sou diplomata, não posso comentar o discurso de um chefe de Estado porque você está fazendo esta pergunta", disse Lula. "Numa situação dessas, não sei se o Chávez falou isso mesmo."

"Se falou, tenho certeza que o embaixador brasileiro em Caracas vai comunicar o Itamaraty. Somos adultos, cada um tem responsabilidade do que fala", acrescentou.

"Chávez tem que cuidar da Venezuela e eu, do Brasil. No caso do problema do Chávez com a televisão, isso é um problema do Chávez, e não do Brasil."

Na quinta-feira, o presidente venezuelano acusou o Congresso brasileiro, em cadeia nacional de TV, de agir como um "papagaio que repete o que diz Washington" e de fazer "um mau favor à causa sul-americana".

As frases foram uma reação à aprovação pelo Senado brasileiro, na quarta-feira, de um requerimento pedindo que Chávez devolva ao canal de televisão RCTV a concessão para que volte ao ar. A emissora deixou de transmitir no domingo, desencadeando uma onda de protestos na Venezuela.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    -0,94
    3,108
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,51
    63.853,77
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host