UOL Notícias Notícias
 

04/06/2007 - 17h11

Brasil exporta carne ilegalmente via Europa, diz Rússia

O Brasil está usando a União Européia como plataforma para reexportar carne à Rússia, disse nesta segunda-feira o diretor do Serviço Federal de Controle Veterinário e Fitossanitário russo, Sergei Dankvert.

"Ao inspecionar empresas de processamento de carne, nossos especialistas descobriram mais de 40 certificados falsos de veterinários, com os quais mais de mil toneladas de carne brasileira foram importadas pela Rússia via Lituânia", afirmou Dankvert à agência oficial russa Itar-Tass.

"A investigação será conduzida com a participação de integrantes de um grupo de trabalho sobre fraude e contrabando que envolve representantes da Comissão Européia e do Serviço Federal de Controle Veterinário e Fitossanitário", disse o russo.

O grupo vai se encontrar em Moscou nos dias 13 e 14 de junho. Segundo o russo, o serviço brasileiro de controle veterinário não tem capacidade para garantir um controle eficiente da qualidade e da segurança dos produtos exportados.

A Rússia é o principal destino das exportações de carnes suínas brasileiras. No entanto, a carne produzida em alguns frigoríficos brasileiros, principalmente na região Centro-Oeste, está embargada na Rússia, devido à febre aftosa.

O ministério da Agricultura do Brasil está tentando negociar com a Rússia o fim do embargo de carnes.

Em 2006, as exportações de carne suína brasileiras caíram 11,8% em comparação com o ano anterior. Segundo a Confederação da Agricultura Nacional (CNA), o principal motivo foi o embargo russo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    11h29

    0,00
    3,173
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h35

    -0,54
    76.478,09
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host