UOL Notícias Notícias
 

04/06/2007 - 07h29

Chávez 'tentou justificar' críticas ao Congresso, diz Amorim

Pablo Uchoa

Enviado especial a Nova Déli
AFP
Lula e Amorim em reunião na Índia
MAIS IMAGENS DO DIA
'THE GUARDIAN' ELOGIA LULA
As autoridades venezuelanas se justificaram pelas críticas do presidente do país, Hugo Chávez, ao Congresso brasileiro, de acordo com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim.

Amorim afirmou nesta segunda-feira em Nova Déli, na Índia, que o chanceler venezuelano, Nicolas Maduro, e o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, conversaram com o embaixador do Brasil em seu país, João Carlos Souza Gomes.

Segundo o ministro brasileiro, os dois disseram que prezam muito o presidente Lula e se justificaram. Em seu telefonema, Chávez tinha um tom razoavelmente conciliatório, de acordo com Amorim.

Pressão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro Celso Amorim estavam sob intensa pressão da mídia para falar sobre a crise entre o Congresso e a Venezuela.

"Chávez não deixou de registrar o reconhecimento de que houve um incômodo de nossa parte. Mas ao mesmo tempo procurou justificar. A nossa posição é de defender as nossas instituições que são democráticas e que têm funcionado."

"O nosso incômodo foi sobretudo com a maneira como foi dito, mas espero que tenha sido uma nuvem passageira."

Questionado se esperava manifestação mais clara da Venezuela, Amorim disse: "Vamos ver se hoje ou amanhã haverá algo mais claro. Vamos levar isso sem excesso de dramaticidade."

Na quinta-feira, Chávez disse que o Congresso brasileiro é um "papagaio que repete o que diz Washington" - depois que o Senado em Brasília aprovou um requerimento pedindo que o presidente venezuelano autorizasse o canal de TV RCTV a voltar a funcionar.

O governo venezuelano tinha decidido não renovar a concessão do canal, que segue uma linha editorial de oposição ao presidente Hugo Chávez e que teria apoiado a fracassada tentativa de golpe contra o seu governo em abril de 2002.

A RCTV foi tirada do ar no dia 27 de maio.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host