UOL Notícias Notícias
 

08/06/2007 - 08h24

Bush passa mal e não participa de reunião do G8

da BBC
O presidente americano, George W. Bush, passou mal e cancelou sua participação na reunião do G8 que discutiu ajuda para os países africanos na manhã desta sexta-feira, no balneário de Heiligendamm, na Alemanha.

Segundo assessores, Bush já está melhor, mas teve problemas de estômago mais cedo, não se sabe se causados por algo que ele comeu ou por algum tipo de vírus.

Um alto-funcionário da Casa Branca disse que o presidente preferiu descansar em seu quarto durante a manhã porque não queria seguir os passos de seu pai, o ex-presidente George Bush, que certa vez desmaiou durante um jantar oficial no Japão.

No entanto, o presidente Bush decidiu manter na agenda o café-da-manhã com o novo presidente francês, Nicolas Sarkozy.
Ambos os líderes parecem determinados a melhorar as relações entre os dois países depois do mandato de Jacques Chirac, um crítico ferrenho da política externa americana.

De acordo com o correspondente da BBC Jonathan Beale, que acompanha a cúpula do G8, o presidente Bush sai do encontro deixando uma boa imagem, depois de ter mudado sua posição sobre o aquecimento global.

Apesar de ter rejeitado as ambiciosas metas de redução das emissões de gases poluentes associados ao aquecimento global, propostas pela chanceler alemã, Angela Merkel, Bush se comprometeu a cortar as emissões.

Assessores do presidente dizem que ele seguirá para a Polônia ainda nesta sexta-feira, onde deve discutir a proposta americana de estabelecer um sistema de defesa antimísseis no país.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,44
    3,190
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h21

    0,14
    76.390,52
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host