UOL Notícias Notícias
 

29/06/2007 - 13h24

Cientistas fazem pasta de amendoim virar diamante

Cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, criaram uma técnica que transforma substâncias como pasta de amendoim em diamantes.

Eles conseguiram criar um diamante ao espremer uma pequena quantidade da pasta entre as pontas de dois diamantes, com uma pressão mais alta que a encontrada no centro da Terra.

Com a técnica, os cientistas esperam ser capazes de criar grandes pedras de diamantes que possam ser usadas para criar pressões ainda mais altas - e ampliar os estudos sobre os efeitos da pressão sobre os materiais.

"Muitos materiais com carbono podem ser transformados em diamantes - incluindo pasta de amendoim", disse Malcolm McMahon, do Centro de Ciência e Condições Extremas da Universidade de Edimburgo, um dos envolvidos no experimento.

"A pressão pode causar mudanças extraordinárias em todos os tipos de materiais e criar materiais completamente novos."

Hidrogênio metálico

"Estamos atualmente desenvolvendo técnicas que vão tornar possível gerar uma pressão de até cinco milhões de atmosferas, muito maior do que a pressão no centro da Terra, com o objetivo de achar o cálice sagrado da física de alta pressão: a fase metálica do hidrogênio", continuou McMahon.

"Se conseguirmos chegar ao hidrogênio metálico, o próximo passo será produzir quantidade suficiente para que ele seja estudado em detalhe, o que tornaria necessário usar diamantes do tamanho de um dedo polegar (para criar o material)."

De acordo com a pesquisa, a técnica de pressões extremamente altas tem várias outras aplicações práticas.

Ela pode transformar semicondutores em supercondutores e destruir bactérias para esterilizar alimentos, além de criar efeitos surpreendentes como a transformação de oxigênio em cristais vermelhos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h59

    0,08
    3,338
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h00

    -0,32
    61.075,32
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host