UOL Notícias Notícias
 

13/07/2007 - 14h11

Magnata russo atribui ordem de prisão no Brasil a 'farsa do Kremlin'

O magnata russo Boris Berezovski atribuiu nesta sexta-feira a decisão da Justiça brasileira de ordenar sua prisão preventiva a uma "campanha politizada do Kremlin".

Berezovsky, apontado pelo Ministério Público Federal como principal investidor da MSI, parceira do Corinthians, negou em nota à imprensa envolvimento em "lavagem de dinheiro" no Brasil.

O magnata, inimigo político declarado do presidente russo Vladimir Putin, vive em asilo político na Grã-Bretanha e está sendo julgado à revelia por corrupção e desvio de verbas da empresa aérea russa Aeroflot.

"Dados os extensos comentários na imprensa russa e a farsa do 'julgamento à revelia' em tribunais russos, não tenho dúvidas de que a história brasileira é uma continuação da politizada campanha do Kremlin contra mim", diz a nota emitida pela assessoria de Berezovsky.

O russo diz que nem ele nem seus advogados foram informados sobre a existência de um mandato de prisão, decretado pelo juiz Fausto Martins Sanctis, da 6ª Vara da Justiça Federal de São Paulo.

Tevez
Além da do russo, a Justiça ordenou a prisão de outros dois estrangeiros: Kia Joorabchian e Nojan Bedroud. Cinco brasileiros estão envolvidos nas denúncias, o presidente do Corinthians, Alberto Dualib, o vice, Nesi Curi, o advogado Alexandre Verri, o empresário Renato Duprat e Paulo Angioni, ex-diretor da MSI.

O magistrado acatou as denúncias apresentadas pela promotoria do Ministério Público, que investigou uma série de alegações de envio ilegal de remessas ao exterior e irregularidades na compra e venda de jogadores do Corinthians.

O caso pode complicar a transferência do craque argentino Carlitos Tevez, ex-Corinthians, para o Manchester United, já que o empresário do jogador, oficialmente no time inglês West Ham, ainda é Joorabchian.

Berezovsky aproveitou o comunicado à imprensa para se afastar da polêmica em torno de Tevez, cuja contratação pelo West Ham ao Corinthians no ano passado continua envolvida em polêmica.

"Não estive envolvido em qualquer negociação associada a Carlos Tevez. Sou torcedor do Arsenal", declarou o magnata russo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,44
    3,190
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h21

    0,14
    76.390,52
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host