UOL Notícias Notícias
 

15/08/2007 - 07h39

Bolsas européias abrem em baixa após perdas na Ásia

Marcelo Crescenti

De Frankfurt
A queda das ações dos maiores bancos europeus e perdas nas bolsas asiáticas fizeram com que as principais bolsas de valores da Europa abrissem em baixa na manhã desta quarta-feira.

As perdas das ações de bancos como Credit Suisse, BNP Paribas, Deutsche Bank e Royal Bank of Scotland prejudicaram as cotações em Londres, Paris e em Frankfurt.

Além disso, a queda das bolsas asiáticas também contribuiu para o fraco desempenho nos mercados europeus. Às 10h25 de Londres (6h25 de Brasília) o índice Dax da bolsa de Frankfurt estava em baixa de 0,7%. Paris registrava queda de 1,2% e Londres de 0,9%.

Na Ásia o índice Nikkei da bolsa de Tóquio fechou em baixa de 2,2%. Hong Kong também registrou perdas de 2,9%. Estados Unidos. O nervosismo causado pela crise no mercado de crédito imobiliário de risco nos Estados Unidos aumentou depois que mais um banco americano pediu falência.

O banco imobiliário Aegis Mortgage admitiu na terça-feira que não está em condições de pagar suas dívidas. Apesar das turbulências o diretor do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, disse que "a situação está se normalizando".

Nos últimos dias o BCE injetou mais de 200 bilhões de euros (450 bilhões de reais) no mercado para garantir a sua liquidez.

No entanto, o nervosismo deverá continuar nos próximos dias, dizem analistas. "Os bancos continuam cautelosos e não emprestam dinheiro a outros bancos, o que afeta a liquidez do mercado", disse o analista Mario Mattera do banco alemão Metzler.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,31
    3,139
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,52
    64.640,45
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host