UOL Notícias Notícias
 

29/08/2007 - 07h41

Perdas na Ásia fazem bolsas abrirem em baixa na Europa

Marcelo Crescenti

De Frankfurt
As bolsas de valores abriram em baixa na Europa nesta quarta-feira, depois de grandes perdas nos mercados asiáticos. Às 10h01 de Londres (6h01 de Brasília) a bolsa londrina operava em baixa de 0,2%. A bolsa de Paris registrava queda de 0,4%, e em Frankfurt as perdas eram de 0,7%. O desempenho dos mercados europeus foi prejudicado por quedas nas principais bolsas asiáticas.

No Japão, o índice Nikkei, da bolsa de Tóquio, fechou em baixa de 1,7%, e chegou a perder até 2,5% durante o pregão. A bolsa de Hong Kong também fechou em baixa de 1,5%, enquanto Cingapura registrou perdas de 1,1%.

Vôo cego

Apesar das quedas da abertura, o mercado ainda procura firmar uma tendência nesta quarta-feira. Uma alta nos mercados futuros dos Estados Unidos poderia levar as bolsas européias para o azul nesta quarta-feira.

Entretanto, segundo especialistas, a insegurança causada pela crise no setor imobiliário americano continua afetando a confiança dos investidores.

Um analista chegou a comparar a situação atual a um vôo cego, já que não se sabe ainda quais são as verdadeiras dimensões da crise.

Comentários feitos por membros do Banco Central americano (Federal Reserve), segundo os quais a crise imobiliária poderá afetar a economia dos Estados Unidos, contribuíram para aumentar o nervosismo.

"A crise está longe de ser superada", avisa nesta quarta-feira o respeitado jornal alemão Frankfurter Allgemeine.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,12
    3,169
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h20

    -0,90
    76.201,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host