UOL Notícias Notícias
 

17/10/2007 - 12h03

Polícia é acusada de manipular foto de Jean Charles

A Polícia de Londres foi acusada nesta quarta-feira de manipular uma foto de Jean Charles de Menezes usada em montagem unindo metade do rosto do brasileiro e metade do rosto do suspeito Hussain Osman, como uma forma de mostrar o quanto eles seriam parecidos.

Reuters
Montagem que mostra Menezes (d) e Hussain (e) gera polêmica no tribunal
A Polícia confundiu o brasileiro com Hussain, acusado de planejar atentados em Londres, na operação em que Jean Charles foi morto por policiais, em 22 de julho de 2005, em uma estação de metrô do sul da capital britânica.

Em depoimento no tribunal que julga a ação da polícia na morte do brasileiro, a promotora Clare Montgomery disse que a foto teria sido "esticada ou alterada de tamanho para que os dois rostos tivessem as mesmas proporções".

A foto havia sido apresentada ao júri há duas semanas, quando foi iniciado o julgamento da polícia, que é acusada de violar regras de saúde e segurança do público na operação.

Brilho
O consultor forense Michael George disse à corte que recebeu duas fotos originais dos dois homens e tentado refazer a fotomontagem original.

George disse ter sido incapaz de combinar as duas fisionomias da mesma forma e acrescentou que, na composição feita pela polícia, a foto do brasileiro parecia ter sido adicionada com brilho, perdendo definição.

"O brilho pode ter afetado a definição de algumas características da imagem original, como as áreas em volta das narinas e do queixo."

Há pouco mais de dez dias, a advogada da família de Jean Charles de Menezes, Harriet Wistrich, em entrevista à BBC Brasil, questionou a maneira como a polícia havia feito a fotomontagem.

"Quando você contrata um especialista para juntar duas imagens, pode haver algum tipo de distorção ou manipulação."

Alex Alves, primo de Jean Charles, também criticou a fotomontagem, que, segundo ele, faz Jean Charles e Osman "parecerem irmãos gêmeos, quando, na verdade, eles são completamente diferentes".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,11
    3,339
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,30
    61.087,14
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host