UOL Notícias Notícias
 

16/12/2007 - 21h11

Ataque turco no norte do Iraque 'teve apoio dos EUA'

O bombardeio da Turquia contra alvos do movimento separatista curdo PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão) no Iraque neste domingo foi aprovado antecipadamente pelos Estados Unidos, disse o comandante das Forças Armadas turcas, general Yasar Buyukanit, em entrevista a uma emissora de TV do país.

Segundo Buyukanit, as autoridades americanas não apenas forneceram inteligência mas também abriram o espaço aéreo do norte do Iraque para a operação militar.

O apoio americano ao ataque turco ocorreu depois que o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, anunciou no mês passado que Washington forneceria ao governo da Turquia inteligência obtida por satélite em tempo real sobre os movimentos do PKK no norte do Iraque, permitindo que as forças turcas conduzissem ataques a posições pré-determinadas.

Os Estados Unidos têm se empenhado em impedir que a Turquia cumpra ameaças de um ataque amplo por terra no norte do Iraque temendo a desestabilização da única área do país onde a situação parece sob controle.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    -0,55
    5,320
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h19

    0,55
    96.764,85
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host