UOL Notícias Notícias
 

10/09/2008 - 15h58

Explosão em gasoduto 'corta 10% do gás enviado ao Brasil'

Marcia Carmo
De Buenos Aires para a BBC Brasil
Uma explosão na Bolívia nesta quarta-feira causou danos em parte de um gasoduto que leva gás ao mercado brasileiro e provocou a suspensão parcial do fornecimento.

  • Arte UOL

    Região onde ocorreu a explosão

    O presidente da empresa estatal boliviana YPFB, Santos Ramírez, e o ministro da Presidência, Juan Ramon Quintana, confirmaram a explosão e afirmaram que o impacto no abastecimento do gás ao Brasil será de cerca de 10% do envio diário.

    Segundo a agência oficial de informações boliviana, a ABI, eles afirmaram que o ataque foi um "atentado contra a pátria" e responsabilizaram a oposição que realiza protestos na região.

    De acordo com a estatal boliviana, deverá haver uma diminuição diária de 3 milhões de metros cúbicos. Por contrato, a Bolívia tem que enviar 31 milhões de metros cúbicos de gás todos os dias ao país e tem cumprido o envio.

    Veja também

    Governo brasileiro diz que não detectou interrupção no fornecimento de gás

    A explosão ocorreu na localidade de Palmar Grande, no Grande Chaco boliviano, no departamento (Estado) de Tarija, segundo o presidente do Comitê Civico de Tarija, Reinaldo Bayard, que faz oposição ao presidente Evo Morales. "A população ouviu uma explosão e saiu correndo", disse ele.

    Bayard passou a noite em outra ocupação, na usina de Vuelta Grande, no caminho para a Argentina, onde é armazenado o gás que é enviado para o Brasil e o mercado argentino. "Esta usina também está parada", disse.

    Apesar disso, Bayard afirmou que não foram os manifestantes que explodiram o gasoduto. "Não fomos nós. Foi coisa do governo para nos responsabilizar", disse ele.

    * atualizada às 16h58

    Siga UOL Notícias

    Tempo

    No Brasil
    No exterior

    Trânsito

    Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    1,36
    3,138
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,01
    63.530,78
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host