UOL Notícias Notícias
 

08/02/2009 - 21h36

"Quem Quer Ser um Milionário?" vence Bafta de melhor filme

O filme "Quem Quer Ser um Milionário?", venceu na categoria de melhor filme do Bafta, o mais importante prêmio do cinema britânico, confirmando ser um dos preferidos para levar também o Oscar este mês.

O diretor do longa-metragem, Danny Boyle, também recebeu o prêmio de direção e o filme acabou vencendo em sete das 11 categorias às quais foi indicado.

O ator Mickey Rourke foi premiado como melhor ator por sua atuação no filme "O Lutador" e em seu discurso de agradecimento disse ser "muito bom estar aqui, fora da escuridão".

Rourke, de 56 anos, voltou às telas depois de um longo afastamento e 13 anos de terapia.

A atriz britânica Kate Winslet recebeu o prêmio de melhor atriz por seu papel em "O Leitor" e agradeceu a seus pais, que participaram da cerimônia, em Londres.

Durante seu discurso ela disse que não iria olhar para eles porque "iria cair no choro", em referência ao agradecimento emocionado que fez quando venceu o Globo de Ouro no mês passado.

Termômetro para o Oscar
O prêmio de melhor ator coadjuvante foi para Heath Ledger, morto há um ano, por sua atuação como Coringa no filme "Batman - O Cavaleiro das Trevas".

A atriz Penelope Cruz disse se sentir "muito honrada e agradecida" por receber o prêmio de melhor atriz coadjuvante por seu papel como Maria Elena no filme de Woody Allen "Vicky Cristina Barcelona".

"O Curioso Caso de Benjamin Button", estrelado pelo ator Brad Pitt, venceu três estatuetas nas categorias de melhor design de produção, melhor maquiagem e efeitos especiais.

Realizado duas semanas antes do Oscar, o Bafta é considerado um dos principais eventos da temporada de premiações do cinema e serve como termômetro para a grande noite da Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood.

No ano passado, todos os quatro atores vencedores do Bafta receberam o mesmo prêmio na noite do Oscar.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h19

    0,41
    3,108
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,86
    63.521,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host