UOL Notícias Notícias
 

26/02/2009 - 16h58

Brasileiro é acusado de forjar sequestro na Argentina

O brasileiro Bruno Santo dos Santos, de 25 anos, foi detido na quarta-feira, em Buenos Aires, pela acusação de simular o próprio sequestro.

O estudante de medicina foi preso por policiais federais argentinos na agência do Banco do Brasil, no centro de Buenos Aires, quando tentava sacar o dinheiro transferido pelos pais para pagar o suposto resgate.

A assessoria da Polícia Federal Argentina informou à BBC Brasil que Santos vai permanecer preso até que a Justiça dê um parecer sobre seu caso.

De acordo com as autoridades argentinas, não existe um prazo para que a Justiça avalie e conclua a investigação.

A gerência do Banco do Brasil na capital argentina diz que o estudante chegou a entregar um documento no caixa para que pudesse receber a ordem de pagamento de 15 mil pesos (cerca de R$ 10 mil reais). O brasileiro foi, então, detido - junto com um argentino e um uruguaio que o acompanhavam.

Na última sexta-feira, a Polícia Federal de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, telefonou para o Consulado do Brasil para dizer que tinha recebido uma ligação da família do rapaz e que precisava do apoio da Polícia Federal argentina.

O caso foi acompanhado pela Divisão Anti-Sequestro da Argentina, que cercou a agência bancária à espera do rapaz. Santos havia ligado para a família, dito que havia sido sequestrado e que o resgate deveria ser depositado no Banco do Brasil. "Foi, no mínimo, uma ingenuidade dele, já que o saque, no caso de ordem de pagamento, só pode ser feito pelo beneficiário da remessa. Ou seja, ele mesmo, o que possibilitou a atuação dos federais", afirmou Ricardo Lot, gerente do Banco do Brasil na capital argentina. O estudante já prestou uma série de depoimentos à Polícia argentina e permanece preso na Divisão Anti-Sequestro, em Buenos Aires. O uruguaio e o argentino que o acompanhavam também continuam presos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,34
    3,176
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h23

    -0,40
    76.283,16
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host