UOL Notícias Notícias
 

03/04/2009 - 15h50

Iowa se torna terceiro Estado americano a permitir casamento gay

Iowa se tornou nesta sexta-feira o terceiro Estado americano a permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após Connecticut e Massachusetts. A suprema corte do Estado julgou que proibir o casamento gay seria inconstitucional. O caso vem de 2005, quando um grupo de defesa de direitos gays de Nova York iniciou uma batalha legal em defesa de seis casais de gays e lésbicas.

Dois anos depois, a justiça de Iowa julgou que uma lei estadual de 1998 que define o casamento como uma união apenas entre homens e mulheres, violaria os direitos constitucionais dos casais. Responsabilidade Mas no mesmo dia, o procurador do Estado iniciou um apelo argumentando que o assunto devia ser definido pela legislação. Nesta sexta-feira a Suprema Corte de Iowa rejeitou o apelo, e o procurador, John Sarcone, disse que não vai recorrer da decisão.

A organização novaiorquina Lambda Legal, que entrou com a ação em favor dos casais gays, afirma que eles vivem juntos por períodos que variam de cinco a 16 anos. Três deles têm filhos, segundo a organização.

Os casais desejam "as responsabilidades e as proteções que apenas o casamento pode proporcionar", disse a organização.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,18
    3,096
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,86
    63.521,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host