UOL Notícias Notícias
 

18/04/2009 - 10h22

Chinês briga pelo título de 'mais alto do mundo'

Um novo concorrente ao título de homem mais alto do mundo foi encontrado na China, depois de comparecer a um hospital para realizar uma cirurgia.

Zhao Liang mede 2,46 metros de altura, segundo médicos do Hospital Tiajin, onde o ex-jogador de basquete foi tratar uma lesão sofrida no pé.

Sua altura o coloca 10 cm acima do detentor oficial do título, o chinês Bao Xishun, que foi reconhecido pela primeira vez pelo livro Guinness de recordes em 2005.

Zhao, que tem 27 anos, agora quer o reconhecimento oficial pela sua altura, mas para isso terá que ser medido pelos juízes do Guinness.

A carreira de Zhao Liang em sua província natal, Henan, foi interrompida quando ele sofreu a lesão no pé, uma década atrás, segundo informações da mídia.

Ele estava desempregado até 2006, quando começou a trabalhar com uma trupe de arte de rua e aprendeu a realizar truques de mágica e a tocar instrumentos, de acordo com a agência de notícias estatal chinesa Xinhua.

O ex-jogador de basquete, no entanto, causou nova sensação ao entrar no hospital para tratar seu pé.

Os médicos operaram o pé do ex-atleta e disseram que ele deve se recuperar totalmente em dois meses.

Não há informações de que Zhao sofra de qualquer complicação de saúde por causa de sua altura - 70 cm acima da média dos adultos chineses.

Mas seus pais - de altura normal - têm outras preocupações.

"Fico tão preocupada com seu casamento, trabalho e saúde que meus cabelos ficaram brancos", disse sua mãe, Wang Keyun à Xinhua.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h29

    0,01
    3,336
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h35

    -0,12
    61.197,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host