UOL Notícias Notícias
 

14/05/2009 - 14h23

Museu de Paris instala colmeia no telhado para produzir mel

Daniela Fernandes
Em Paris (França)
O prestigioso Museu do Grand Palais, em Paris, instalou no telhado do prédio, próximo à Champs-Elysées, uma colmeia com 60 mil abelhas e irá produzir mel com a marca Grand Palais já a partir de julho. Segundo a direção do monumento, a iniciativa tem o objetivo de "contribuir para a defesa da biodiversidade".

"É nossa contribuição à biodiversidade"

  • BBC

    Cada colmeia, instalada na parte plana do telhado, representa uma produção de 50 quilos de mel por ano. O mel será vendido na loja e no restaurante do Grand Palais a partir de setembro

  • BBC

    Segundo a direção do museu, as abelhas vão recolher o pólen em um raio de três quilômetros em volta do Grand Palais. O museu está rodeado por inúmeros parques e jardins, como o de Tuilleries e do Palácio do Eliseu, sede da presidência

Uma segunda colmeia ocupará no início de junho o telhado do prédio, famoso por sua enorme cúpula de ferro, aço e vidro, e mais três outras serão instaladas no início de 2010.

Cada colmeia, instalada na parte plana do telhado, representa uma produção de 50 quilos de mel por ano.

O mel será vendido na loja e no restaurante do Grand Palais a partir de setembro.

Segundo a direção do museu, as abelhas vão recolher o pólen em um raio de três quilômetros em volta do Grand Palais. O museu está rodeado por inúmeros parques e jardins, como o de Tuilleries e do Palácio do Eliseu, sede da presidência.

A primeira coleta do mel Grand Palais será transmitida por vídeo no site do museu.

Como no local também funciona o Palais de la Découverte, que realiza exposições pedagógicas, o museu prevê ainda organizar atividades para o público, como instalar uma webcam para mostrar o trabalho da colmeia.

"É a nossa pequena contribuição para a biodiversidade", afirma Yves Sint-Geours, presidente do Grand Palais.

O apicultor Nicolas Guéant, que instalou a colmeia no telhado do museu parisiense, diz que "as abelhas vivem melhor nas cidades do que no campo, onde há poluição causada por pesticidas".

Segundo Guéant, "a poluição da cidade não é nada se comparada à dos pesticidas". Ele afirma que uma colmeia na cidade pode produzir 50 quilos de mel por ano, enquanto que no campo a produção é de apenas 10 a 15 quilos.

O apicultor, que teve a ideia da iniciativa, diz que estava procurando um "lugar mítico" em Paris para instalar a colmeia.

O Grand Palais, construído em 1897 para a Exposição Universal de 1900, organiza importantes exposições de arte em Paris.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host