UOL Notícias Notícias
 

25/05/2009 - 06h41

Mergulhador da National Geographic morre em filmagem

Um mergulhador britânico morreu durante uma filmagem para o canal de televisão National Geographic, na Grécia.

Carl Spencer, de 37 anos, teria sido vítima da chamada doença da descompressão, segundo o Ministério da Marinha Mercante grego.

Ele chegou a ser resgatado por um helicóptero militar e levado ao hospital naval de Atenas, mas não recobrou a consciência.

A doença da descompressão é geralmente provocada quando um mergulhador sobe rápido demais para a superfície, e o nitrogênio presente nos cilindros de ar e inalado por ele debaixo d'água forma bolhas em seus vasos sanguíneos.

'Everest'
Spencer era um dos mergulhadores mais experientes da Grã-Bretanha, e comandava a equipe de filmagem da National Geographic em uma expedição ao navio HMHS Britannic, que naufragou durante a Primeira Guerra Mundial perto da ilha de Kea, no Mar Egeu, e estaria a 120 metros de profundidade.

Fontes que estavam em um barco de apoio à equipe da National Geographic informaram que "algo deu muito errado" durante a filmagem e que o mergulhador acabou voltando à superfície rápido demais, sem ter tempo de fazer os procedimentos de descompressão necessários em mergulhos de grande profundidade.

As fontes disseram ainda que a missão contava com uma equipe médica completa, que tentou de tudo para salvar Spencer.

Segundo o correspondente da BBC em Atenas, Malcolm Brabant, o Britannic era visto como o "Everest do mergulho", tamanho o desafio imposto por sua localização e suas condições.

O navio foi da empresa White Star e era um "irmão" do Titanic. Seu naufrágio deixou 30 mortos, em 1916.

Atualmente o Britannic pertence ao empresário britânico Simon Mills, que pretende transformá-lo em uma atração turística, utilizando minisubmarinos para levar os visitantes.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h16

    -0,05
    3,173
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h23

    1,12
    65.403,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host