UOL Notícias Notícias
 

04/08/2009 - 06h51

Operação resgata 9,5 ton de ouro de navio naufragado na Argentina

Uma missão de resgate conseguiu recuperar 9,5 toneladas de ouro e prata brutos que estavam em um navio que afundou em circunstâncias misteriosas em janeiro passado na costa da Argentina.

Estima-se que a carga valha cerca de US$ 20 milhões.

O metal provinha da mineradora argentina Cerro Vanguardia e estava sendo levado pelo navio chileno Polar Mist até Santiago, de onde seguiria de avião até a Suíça.

A operação de resgate, que custou mais de US$ 4 milhões, foi financiada pela seguradora da carga, o banco britânico Lloyds.

Sigilo
O Polar Mist estava a 80 metros de profundidade, e a recuperação do tesouro durou três semanas, envolvendo mergulhadores argentinos e chilenos.

O alto valor da carga e as estranhas circunstâncias do naufrágio levaram as autoridades argentinas a manter um rígido sigilo em torno da investigação do incidente.

Pelo mesmo motivo, a chegada à terra do tesouro, no último domingo, foi cercada de um forte esquema de segurança no porto de Punta Quilla, na província de Santa Cruz.

Em um comunicado, a Cerro Vanguardia disse estar "extremamente feliz que o incidente tenha chegado ao fim com uma solução positiva".

Por ordem da Justiça argentina, o carregamento recuperado está nos cofres do Banco Nación de Santa Cruz, sob custódia da autoridade naval.

Ainda não foi decidido a quem o tesouro será dado - se à Cerro Vanguardia ou se ao Lloyds.

Especulações
Logo após o naufrágio, a imprensa argentina chegou a especular que se tratava de uma tentativa de encobrir um roubo.

O navio havia sido abandonado pela tripulação um dia depois de deixar a costa argentina, quando foi atingido por uma tormenta.

Após permanecer a deriva por 24 horas, a embarcação foi resgatada por rebocador chileno, que tentou sem sucesso levá-lo de volta ao porto.

Foi nesta tentativa de salvamento que o Polar Mist teria afundado, junto com sua carga, perto de uma das entradas do Estreito de Magalhães.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host