UOL Notícias Notícias
 

26/08/2009 - 08h45

Policiais 'furtam' artigos deixados em carros para alertar donos

Policiais de uma região de Londres encontraram uma forma original para encorajar os motoristas a defenderem seus pertences de ladrões - eles mesmos 'furtam' objetos deixados dentro de carros destrancados e deixam um bilhetinho para dono informando em que delegacia podem ser encontrados.

Bolsas, computadores laptop e navegadores GPS deixados em veículos estacionados em Richmond são alvo para a polícia. A nova iniciativa, lançada no mês passado, está sendo testada nesse um subúrbio da capital britânica, antes de adotada em toda a cidade.

Até agora, a polícia usou a tática original em 26 veículos. Em 25 casos, os donos receberam apenas o bilhetinho alertando para a falta de segurança. Em apenas um caso foi retirado um objeto. O superintendente da polícia, Jim Davis, disse que até agora não recebeu "nenhuma queixa" sobre a nova tática.

Segundo Davis, a iniciativa, lançada no mês passado, não chega a ser uma violação da lei, mas admitiu: "Tecnicamente, nós estamos invadindo o veículo mas não estamos cometendo um crime. É um dever proteger a propriedade (das pessoas)." O advogado Orlando Pownall, que vive no bairro, disse que a tática pode acabar em processo contra a polícia: "Pode haver uma ação se uma pessoa provar que sofreu prejuízo por causa da entrada não autorizada (no veículo)." "A polícia precisa se certificar de que as informações contidas em um computador ou telefone celular (retirados pela polícia) não sejam acessadas, e manter os objetos em um lugar seguro." Em 2008, foram registrados em Richmond 1,3 mil furtos em carros - 220 de navegadores GPS - e o índice aumentou 40% em julho. Segundo Davis, 21% dos crimes ocorreram em carros que não estavam trancados, pois não havia sinal de fechadura forçada.

O policial britânico ressalta que a tática de choque era necessária. "Nós não queremos pegar os pertences de uma pessoa pois isso implica em um monte de burocracia e amolação para nós, mas nós estamos fazendo isso para garantir que as pessoas assumam a responsabilidade por seus objetos de valor."

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h50

    -0,58
    3,118
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h56

    -0,61
    75.507,12
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host