UOL Notícias Notícias
 

03/09/2009 - 16h18

Britânico afirma que sua visão melhorou após derrame

Um britânico de 70 anos de idade virou notícia no país após ter anunciado que um derrame curou um problema de visão que o acompanhava desde a infância.

Ele, no entanto, teria perdido a capacidade de entender a língua francesa após o problema.

Malcolm Darby, da cidade de Oakham, contou que usava óculos desde os 2 anos, quando sofreu um problema na visão decorrente do sarampo.

Mas, ao acordar de uma cirurgia para a retirada de um coágulo no cérebro, após o derrame, no ano passado, ele percebeu que podia enxergar quase perfeitamente.

"Após a cirurgia, percebi que podia ver televisão sem meus óculos. Agora, só coloco óculos para ler com pouca luz", diz.

Inicialmente, o derrame deixou Darby paralisado e sem poder falar. Mas agora ele recuperou a fala e caminha quase 6 km por dia.

'Raro' Especialistas, no entanto, dizem que este tipo de efeito colateral é "raro".

"As consequências de um derrame dependem de que partes do cérebro foram afetadas", afirma Joanne Murphy, chefe de pesquisas da organização Stroke Association.

"Sempre escutamos histórias de pessoas que passam a ter visão dupla ou que perdem metade de seu campo de visão. Mas é raro ouvir que a visão de alguém melhorou depois de um derrame", afirma.

"No entanto, já soubemos de sobreviventes que desenvolveram novas habilidades após o derrame", diz.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host