UOL Notícias Notícias
 

09/10/2009 - 14h05

COi inclui golfe e rugby entre esportes para jogos do Rio

O Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu incluir o golfe e uma modalidade do rugby, o rugby sevens, entre os esportes dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.

O rugby sevens é uma versão mais rápida do esporte, com sete jogadores em cada time. Já o golfe não era disputado em uma olimpíada há mais de cem anos.

Os dois esportes conseguiram a maioria dos votos em votações separadas na reunião do COI em Copenhague, na Dinamarca. Golfe foi aprovado por 63 votos a 27 e o rugby passou com 81 votos a oito.

"O tempo vai mostrar que nossa decisão foi sábia", afirmou o presidente do COI Jacques Rogge.

O comitê também aprovou nesta sexta-feira, por unanimidade, o novo mandato de Jacques Rogge, que será o presidente do COI pelos próximos quatro anos.

Uma das principais questões no que diz respeito ao golfe é se os jogadores de maior sucesso vão competir na Olimpíada de 2016. O jogador mais famoso, Tiger Woods, já havia dado a entender na terça-feira que gostaria de participar.

Woods, que gravou uma mensagem em vídeo como parte da apresentação do esporte no COI, afirmou que "existem milhões de jovens jogadores de golfe no mundo inteiro, eles ficarão orgulhosos de representar seu país. Será uma verdadeira honra para qualquer um que pratique este jogo, se transformar em um participante dos jogos olímpicos".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,45
    3,141
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,39
    64.684,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host