UOL Notícias Notícias
 

10/10/2009 - 16h49

Corpo de brasileira desaparecida após tsunami é encontrado

O corpo da brasileira Ana Isabel Pinheiro da Silva, que estava desaparecida em Samoa desde que um tsunami atingiu a região, foi encontrado nesta sexta-feira.

A informação foi confirmada neste sábado pela assessoria de imprensa do ministério das Relações Exteriores. Segundo o Itamaraty, o corpo da brasileira foi achado na ilha de Upolu, uma das mais atingidas pelo tsunami.

O ministério disse à BBC Brasil que características que identificam a brasileira - como arcada dentária e impressões digitais - foram repassada pelo cadastro das pessoas atingida pelo desastre, reunido na Austrália, às autoridades brasileiras, que confirmaram a morte de Ana Isabel.

O último contato de Ana Isabel com a família havia ocorrido por meio de um e-mail enviado no dia 24 de setembro. Ela desapareceu cinco dias depois, quando o tsunami atingiu Samoa.

Desde então, os familiares e amigos da paraibana estavam em contato com embaixadas e consulados, além de hotéis na região, para tentar levantar alguma informação sobre o paradeiro de Ana Isabel.

De acordo com a irmã dela, Risomar Pereira, através de uma amiga de Ana Isabel que mora em Salvador, a família conseguiu um contato na capital samoana, Ápia, e com isso descobriu que ela se encontrava na capital no dia do tsunami.

Há um ano, Ana Isabel, formada em computação, foi estudar inglês na Nova Zelândia e, desde então, tem viajado pela região. No dia 16 de setembro, ela e uma amiga viajaram para Samoa, no Oceano Pacífico.

"Esta amiga retornou no dia 21 (de setembro) e ela (Ana Isabel) ficou e pediu à amiga para remarcar a passagem de retorno à Nova Zelândia para o dia 9 de outubro", havia dito à BBC Brasil a irmã de Ana Isabel, antes da confirmação da morte da brasileira.

"Antes, ela ia passar por outros lugares", acrescentou Risomar. "Para mim, ela dizia que depois de Samoa iria para a Austrália, outra hora dizia para outra pessoa que iria para a Tailândia, para a amiga dizia que iria para outra ilha, Fiji, acredito. Mas não há nenhuma confirmação de que ela tenha saído ou não de Samoa." Mais de 140 pessoas morreram vítimas do tsunami nas Ilhas de Samoa, Samoa Americana e Tonga, ocorrido há dez dias. Milhares perderam suas casas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h49

    0,06
    3,225
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h51

    -0,19
    74.343,23
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host