UOL Notícias Notícias
 

23/10/2009 - 07h27

EUA pedem a extradição de Roman Polanski

Os Estados Unidos pediram formalmente nesta sexta-feira às autoridades suíças a extradição do diretor de cinema Roman Polanski.

Polanski, de 76 anos, foi preso no mês passado quando participava de um festival de cinema em Zurique, onde receberia um prêmio.

Ele é considerado foragido da Justiça nos Estados Unidos, de onde fugiu em 1978 após ser condenado por manter relações sexuais com uma adolescente de 13 anos.

Desde então ele havia se radicado na França e não retornou mais aos Estados Unidos.

Nascido na Polônia, Polanski também tem cidadania francesa.

Apelo O diretor recentemente teve negado na Suíça um apelo por sua libertação sob fiança.

Em um comunicado, o Ministério da Justiça da Suíça disse que se o pedido dos Estados Unidos por sua extradição for aprovado, Polanski poderá apelar novamente da decisão.

"A Embaixada dos Estados Unidos em Berna submeteu o pedido formal de extradição... dentro de um prazo estipulado de 40 dias, de acordo com o tratado bilateral de extradição", disse o comunicado.

No início da semana, as autoridades suíças defenderam sua decisão de informar aos Estados Unidos que Polanski viajaria a Zurique. A informação levou à prisão de Polanski.

As autoridades suíças disseram que se sentiram obrigadas a deter Polanski após descobrir que a ordem de prisão contra o diretor ainda estava válida.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h50

    -0,58
    3,118
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h56

    -0,61
    75.507,12
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host