! DJ de rádio britânica é demitido após chamar discurso da rainha de 'chato' - 30/12/2009 - BBC Brasil
UOL Notícias Notícias
 

30/12/2009 - 07h25

DJ de rádio britânica é demitido após chamar discurso da rainha de 'chato'

Um apresentador de uma rádio de Birmingham, no centro do Reino Unido, foi demitido depois de interromper a transmissão de um discurso da rainha Elizabeth 2ª no Natal, dizendo que ele estava chato.

O apresentador e comediante Tom Binns interrompeu a transmissão do discurso na rádio BRMB, que havia entrado no ar por engano no lugar do noticiário, dizendo: "Duas palavras: Cha-To".

Em seguida ele comentou que a família real é considerada boa para o turismo, mas que a França degolou sua família real e continua recebendo turistas.

Binns colocou então no ar a música Last Christmas, do grupo Wham!, liderado por George Michael, dizendo que passava "de uma rainha para a outra" (a palavra queen, rainha em inglês, é também usada como gíria para homossexual).

A companhia Orion Media, proprietária da rádio, disse ter recebido "um pequeno número" de reclamações de ouvintes, mas confirmou ter suspendido o contrato com Binns.

Soldados mortos
A rainha usou seu tradicional discurso de Natal deste ano para expressar a sua tristeza pelo número recorde de soldados britânicos mortos no Afeganistão neste ano desde a invasão de 2001.

Binns disse não ter escutado o conteúdo do discurso e que resolveu fazer piada porque ele não deveria ter entrado no ar.

"Ninguém teria sintonizado na estação para ouvir o discurso da rainha, então eu tentei lidar com isso de uma maneira engraçada. Afinal de contas, eles empregam comediantes para fazer piadas", afirmou ele a um site local.

Ele criticou a decisão da rádio de demiti-lo como uma reação de "reflexo instantâneo", por temor em relação às agências reguladoras de mídia.

"Estamos chegando a um ponto em que os comediantes não podem falar mais nada que possa possivelmente ofender qualquer um", disse.

O diretor de programação e marketing da Orion Media, David Lloyd, afirmou que o apresentador fez "comentários inapropriados" sobre o discurso da rainha.

"Não concordamos com o que ele disse de forma nenhuma, tenha ele falado de brincadeira ou não", disse.

Segundo ele, a estação está contactando os ouvintes que fizeram as reclamações sobre os comentários de Binns para pedir desculpas pessoalmente. A rádio também levou ao ar um pedido público de desculpas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa