UOL Notícias Notícias
 

03/01/2010 - 20h42

Secretario particular do Papa visita mulher que agrediu Bento 16

O secretário particular do Papa Bento 16, monsenhor Georg Gaenswein, visitou a mulher com problemas mentais que agrediu o pontífice no dia 24 de dezembro.

Gaenswein se encontrou com Susanna Maiolo na clínica psiquiátrica perto de Roma, na cidade de Subiaco, onde ela está internada a pedido do papa.

O Vaticano confirmou a visita depois do jornal italiano Il Giornale ter informado que o encontro ocorreu no dia 1º de janeiro.

Maiolo derrubou o papa Bento 16 na noite de 24 de dezembro. A jovem de 25 anos rompeu a barreira de segurança que protegia o pontífice no momento em que o papa entrava na Basílica de São Pedro para celebrar a Missa do Galo.

A mulher foi dominada e Bento 16, de 82 anos, não se feriu. No entanto, o cardeal francês Roger Etchegaray, de 87 anos, também foi derrubado. Etchegaray foi levado para um hospital, onde foi constatada uma fratura no fêmur.

Terço Gaenswein visitou Susanna Maiolo devido ao fato de o papa Bento 16 estar preocupado com a situação da mulher, de acordo com o diretor de imprensa do Vaticano, Federico Lombardi.

De acordo com o jornal Il Giornale, Gawnswein deu à mulher um terço e disse a Maiolo que o papa acreditava em suas boas intenções e tinha perdoado seus atos.

O jornal italiano acrescentou que o cardeal francês Roger Etchegaray também enviou seu perdão à mulher.

Lombardi afirmou que não vai comentar o que foi dito no encontro entre o monsenhor e Maiolo e acrescentou que "todo cristão perdoa".

Quando questionado sobre o processo contra a mulher, Lombardi acrescentou que ainda precisa ser determinado se Maiolo, que tem um histórico de problemas psiquiátricos poderá ser responsabilizada legalmente pelo que fez.

Susanna Maiolo já havia tentado atacar Bento 16, também na tradicional Missa de Natal em 2008, mas não conseguiu chegar perto do papa naquela ocasião.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h30

    -0,17
    3,162
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h35

    -0,66
    65.233,44
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host