UOL Notícias Notícias
 

04/01/2010 - 13h19

Vazamento de óleo atinge rio e provoca alerta na China

Um vazamento em um oleoduto no norte da China chegou a uma das maiores fontes de água do país, o Rio Amarelo, de acordo com informações da imprensa estatal chinesa.

Centenas de trabalhadores lutam para tentar conter o óleo, mas as autoridades já descobriram traços de poluição no rio, cerca de 200 quilômetros acima da cidade de Zhengzhou.

Três condados na vizinha província de Shaanxi advertiram os moradores a não usar suprimentos ou beber água do rio.

Algumas cidades e vilarejos da região consomem a água do rio, enquanto o resto usa fontes de água subterrâneas.

Barreiras flutuantes A agência oficial de notícias Xinhua disse que, "no momento, as cidades à beira do rio na província de Henan têm recursos de água suficientes".

Cerca de 150 mil litros de diesel caíram no rio Wei, na província de Shaanxi, depois de um acidente na quarta-feira, segundo a imprensa estatal.

O vazamento ocorreu no oleoduto operado pela estatal China National Petroleum Corporation (CNPC), que conecta Lanzhou, na província de Gansu (noroeste da China), a Zhengzhou, na província central de Henan, de acordo com o jornal China Daily.

O diesel chegou primeiro ao rio Chisui, um afluente do rio Wei.

Cerca de 700 operários foram convocados em regime de urgência e estão trabalhando desde quarta-feira para conter o vazamento, usando barreiras flutuantes e agentes solidificadores. O frio na região está ajudando o trabalho.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h30

    -0,28
    3,127
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h30

    -0,83
    75.341,29
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host