UOL Notícias Notícias
 
07/01/2010 - 18h41

Ação de ladrões apaga 400 semáforos na África do Sul

Agência de trânsito investiga ação contra semáforos
Cerca de 400 semáforos de alta tecnologia saíram do ar em Johanesburgo, na África do Sul, depois de ladrões terem roubado os chips de memória contidos nos aparelhos.

Os ladrões conseguiram utilizar os chips para fazer ligações de celular que resultaram em contas telefônicas astronômicas.

A agência de trânsito da cidade sul-africana (JRA, na sigla em inglês) disse estar investigando a possibilidade de ser um crime encomendado por alguém de dentro do próprio órgão, já que os alvos foram apenas os cartões de memória dos semáforos.

Os chips haviam sido desenhados para avisar a JRA sobre eventuais falhas nos sinais de trânsito.

"Temos 2 mil grandes cruzamentos de ruas em Johanesburgo e só 600 deles tinham (semáforos com) chips", disse à BBC o porta-voz da JRA, Thulani Makhubela. "Ninguém além da agência e de nossos fornecedores sabe quais cruzamentos contam com esse sistema."
Ele descreveu os roubos como "sistemáticos e coordenados".

Segundo Makhubela, o "vandalismo" começou em novembro, quando alguns semáforos foram afetados e consertados.

"Em dezembro, os ladrões voltaram a atacar, desta vez atingindo centenas de sinais, incluindo os que havíamos consertado. Essas pessoas sabem o que estão fazendo."
Contas telefônicas
O conserto dos semáforos danificados foi estimado em cerca de 9 milhões de randes (cerca de R$ 2,2 milhões).

A JRA disse ter bloqueado todos os chips, para que eles não sejam usados para novas ligações, mas fez isso tarde demais.

"Um chip tinha uma conta de 30 mil randes (R$ 7,4 mil), e há 150 contas. De qualquer ângulo, estamos falando de muito dinheiro", declarou Makhubela.

O correspondente da BBC Pumza Fihlani diz que as ruas de Johanesburgo estiveram razoavelmente calmas em dezembro, apesar dos roubos, mas podem se tornar caóticas com a volta iminente de moradores que passam as férias fora da cidade.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host