UOL Notícias Notícias
 

10/01/2010 - 17h26

Inquilinos que cuspirem em público poderão ser despejados na China

Uma cidade no sul da China estuda a possibilidade de adotar regras mais duras para combater o comportamento anti-social, que poderia levar ao despejo dos inquilinos de moradias oferecidas pelo governo.

O governo de Guangzhou estuda adotar um sistema de pontuação para ofensas como cuspir em público, estacionar o carro ilegalmente ou pendurar roupas para secar em cercas.

Os inquilinos que chegarem a 20 pontos em dois anos seriam despejados de suas casas.

Outras ofensas mais sérias incluem jogar lixo do alto de prédios, ou armazenar material inflamável ou explosivos em casa.

Comunidade harmoniosa O ato de cuspir em público - bastante comum na China, apesar das campanhas do governo para tentar combatê-lo - seria penalizado com três pontos.

Urinar em público também contaria três pontos, jogar lixo na rua, cinco pontos, e jogar lixo do alto dos prédios, sete pontos.

Aqueles que não pagarem o aluguel por três meses consecutivos seriam penalizados com 20 pontos e despejados.

O Departamento que administra as moradias do governo em Guangzhou afirmou em seu website que se inspirou em ideias "da avançada experiência em Hong Kong na administração de moradias públicas".

Segundo o governo local, o plano é "construir um ambiente comunitário higiênico, seguro e harmonioso".

O governo, no entanto, espera colher a reação do público, antes de implementar o sistema.

Alguns chineses já criticaram o plano em fóruns realizados na internet, afirmando que ele representa "discriminação contra os pobres".

"E se uma pessoa rica fizer essas coisas?" perguntou um internauta.

Guangzhou, capital da província de Guangdong, é uma das cidades mais prósperas da China e será a sede dos Jogos Asiáticos em novembro deste ano.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,32
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,56
    63.760,62
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host