UOL Notícias Notícias
 

13/01/2010 - 10h07

Exército confirma quatro militares brasileiros mortos no Haiti

O Comando do Exército confirmou nesta quarta-feira que quatro militares brasileiros morreram por causa do terremoto que atingiu o Haiti, na terça-feira.

Ainda segundo o Exército, outros cinco membros da força ficaram feridos no incidente.

O Ministério da Defesa já havia anunciado, pouco antes, que também há militares brasileiros desaparecidos.

Em nota divulgada à imprensa, o Ministério informou que soldados brasileiros que participam da missão de paz da ONU no país (Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti, ou Minustah, na sigla em francês) atravessaram a madrugada trabalho de resgate de "companheiros soterrados em desabamentos de edificações".

"Uma dessas instalações, denominada 'Ponto Forte 22', um sobrado de três andares, desabou completamente", diz o comunicado.

Segundo o general Carlos Alberto Neiva Barcellos, chefe de Comunicação Social do Exército, é difícil estimar o número de desaparecidos por causa das dificuldades de comunicação e transporte no Haiti neste momento.

"O deslocamento motorizado está inviabilizado", afirmou ele, em entrevista coletiva em Brasília.

Lula O Ministério da Defesa informou ainda que soldados brasileiros também estão "prestando auxílio" à população local e às autoridades haitianas.

O Brasil chefia a Minustah, que conta com cerca de 7 mil integrantes. Segundo o Ministério da Defesa, 1.266 militares brasileiros servem na força.

A missão de paz foi criada em 2004, depois que o então presidente Jean-Bertrand Aristide foi deposto durante uma rebelião.

Além do prédio da ONU, o prédio da Embaixada Brasileira em Porto Príncipe também ficou danificado, mas segundo o governo, não há vítimas entre os funcionários brasileiros.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou preocupação com a situação do povo haitiano e dos brasileiros que vivem no país, e pediu que sejam avaliadas as necessidades para que o Brasil possa apoiar o esforço de ajuda humanitária ao Haiti.

No passado, militares brasileiros no país ajudaram no socorro às vítimas dos furacões que atingiram o Haiti em 2004 e 2008.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h10

    -0,10
    3,132
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h11

    -0,20
    75.842,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host