UOL Notícias Notícias
 

10/02/2010 - 08h29

Prefeitura faz 'recauchutagem' nas praias do Rio, diz 'New York Times'

A operação Choque de Ordem, imposta pela prefeitura do Rio de Janeiro para combater a ilegalidade e a desordem nas praias da cidade, é destaque de reportagem publicada nesta quarta-feira pelo diário americano The New York Times.

O jornal comenta que as praias do Rio, famosas "tanto por sua energia tempestuosa como por sua beleza natural", estão passando por uma "recauchutagem" graças à operação ordenada pelo prefeito Eduardo Paes.

A reportagem observa, porém, que a iniciativa não é vista com bons olhos por todos na cidade.

"Em sua busca por ordem - num aquecimento, ou quase, para os Jogos Olímpicos que acontecerão aqui - Paes está passando por cima de algumas tradições estabelecidas das praias do Rio e potencialmente deixando centenas, se não milhares, de vendedores de praia sem trabalho no que é uma das mais visíveis economias informais do Rio", afirma o jornal.

Vida social A reportagem comenta que as praias cariocas são o centro da vida social da cidade, onde é possível ver vendedores dos mais variados produtos, de salgadinhos de carne a água de coco, passando por roupas de cor fluorescente ou caipirinha.

O jornal cita uma declaração do prefeito de que os espaços públicos do Rio definem a "alma do carioca", mas que nos últimos anos os moradores da cidade passaram a se identificar tanto com o espaço público que passaram a tratá-lo como privado.

A reportagem relata que, no primeiro mês de vigência da operação, os fiscais da prefeitura recolheram 2.375 itens da praia, incluindo churrasqueiras portáteis, bebidas, carrinhos, roupas e utensílios de cozinha, e que 62 pessoas foram presas nas últimas duas semanas por urinar na rua.

Apesar da aparente dureza das medidas tomadas pela prefeitura, o jornal diz que "a prefeitura mostrou alguma compaixão" no caso do mate gelado, cuja proibição foi relaxada após uma forte reação popular.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,38
    3,156
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h22

    0,41
    65.277,38
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host