UOL Notícias Notícias
 

12/02/2010 - 10h37

Adolescente australiano é sugado por bueiro, jogado em rio e sobrevive

Um adolescente de 15 anos foi resgatado com vida depois de ser sugado para dentro de um bueiro, carregado pela água da rede subterrânea por 40 metros e lançado em um rio.

Cerca de dez testemunhas viram o momento que Michael Johnson escorregou no Rio Nerang enquanto caminhava com o irmão e levava o cão para passear.

A correnteza do rio estava mais forte do que de costume devido a recentes tempestades e inundações no lugar.

Johnson tentava pegar um pedaço de pau no chão quando escorregou. O irmão tentou segurá-lo e gritou por ajuda. Vizinhos apareceram para ajudar, e o seguraram por cerca de 20 minutos pelo braço, até não ser mais possível.

"Cada vez que eles me puxavam, minhas pernas entravam mais para o cano", ele disse à imprensa local. Em um determinado momento a água já chegava no rosto de Michael, e um dos vizinhos trouxe uma máscara de mergulho para que ele pudesse respirar melhor.

No entanto, Johnson foi levado pela correnteza por cerca de 40 metros até a outra saída do cano, quando duas pessoas conseguiram segurá-lo e salvá-lo.

Sorte O serviço de resgate de Queensland logo chegou no local e jogou uma corda para puxar o garoto. Segundo eles, o adolescente teve sorte de não ter nada preso dentro do cano.

"Se tivéssemos chegado momentos depois, ele teria sido levado para longe e seria difícil resgatá-lo", disse o bombeiro Mark Gribble.

Segundo Gribble, a área é tão perigosa que já chegou a arrastar carros. Foram registrados 30 resgates relacionados a enchentes esse ano em Queensland.

"Este é um lugar onde o curso da água muda. Água salgada e doce se encontram e tornam o ambiente hostil", disse em entrevista ao canal de televisão australiano ABC.

Após ter sido levado para o hospital de Gold Coast, Johnson recebeu tratamento para hipotermia e curativos nas pernas e pélvis.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host