UOL Notícias Notícias
 

12/02/2010 - 00h12

Emissoras internacionais acusam Irã de interferir em suas transmissões

Três das maiores empresas jornalísticas do mundo, a BBC, Deutsche Welle e a Voice of America acusaram o Irã nesta quinta-feira de interferência eletrônica deliberada em suas transmissões. "Condenamos a sabotagem das transmissões que contraria acordos internacionais e interfere com o fluxo livre e aberto das transmissões internacionais protegido por tratados", diz um comunicado conjunto das três empresas.

"Pedimos para que operadores de satélites e seus reguladores tomem medidas urgentes para pressionar o Irã a parar com isso. O governo iraniano usa os mesmos serviços de satélite para divulgar livremente pelo mundo, inlcusive em inglês e árabe." "Ao mesmo tempo eles negam ao seu próprio povo acesso a programas que vêm do resto do mundo", prossegue o comunicado que afirma ainda que continuará transmitindo para o país.

Estados Unidos Mais cedo na quinta-feira, o governo americano havia acusado o Irã de interferir na rede de telefonia do país, impedindo inclusive mensagens de texto e congestionando a internet.

"O Irã tentou impor um bloqueio de informações quase total", disse o porta-voz do departamento de Estado, PJ Crowley.

"É uma medida inédita, o uso da força para intimidar seu próprio povo e restringir a liberdade de expressão e congregação. Está claro que o governo iraniano teme seu próprio povo", completou.

Na quarta-feira a Google havia divulgado que usuários do Gmail no Irã estavam encontrando problemas.

As alegações foram feitas no dia em que o Irã marca os 31 anos da Revolução Islâmica e a oposição planejava protestos pró-democracia.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,22
    3,142
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,67
    70.477,63
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host