UOL Notícias Notícias
 

20/02/2010 - 16h12

Sudão assina acordo de paz com grupo rebelde de Darfur

O governo do Sudão assinou, neste sábado, um acordo de paz com o grupo rebelde Movimento da Justiça e da Igualdade (Jem, na sigla em inglês), de Darfur.

O porta-voz dos rebeldes, Ahmed Hussein, disse que o acordo será seguido de novas negociações. Segundo ele, os pontos principais de discussão são a divisão de recursos naturais e a segurança dos refugiados.

Segundo o correspondente da BBC na capital sudanesa, Cartum, James Copnall, ainda não há detalhes exatos sobre o acordo, mas acredita-se que esteja prevista uma trégua temporária e um escopo para novas negociações.

Após a assinatura, o presidente do Sudão, Omar el Bashir, anunciou o perdão das penas de morte para dezenas de rebeldes do grupo que estavam presos e a libertação de 30% dos rebeldes prisioneiros como um gesto de boa vontade.

De acordo com Copnall, o acordo de paz está sendo considerado um passo importante para a paz na região.

Segundo a ONU, 300 mil pessoas morreram nos conflitos em Darfur, mas o governo sudanês estima que esta cifra pode chegar a 10 mil.

Informações também dão conta de que cerca de 3 milhões de pessoas foram obrigadas a deixar suas casas devido à violência na região.

O conflito na árida e empobrecida região de Darfur começou em 2003, quando grupos rebeldes atacaram alvos do governo, acusando Cartum de oprimir a população negra do país e favorecer a população árabe.

Milícias pró-governo contra-atacaram com força, em atos que foram classificados pelo governo dos Estados Unidos e grupos de defesa dos direitos humanos como genocídio.

O governo de Cartum nega ter dado apoio às milícias, mas a Corte Internacional de Haia emitiu uma ordem de prisão no início do ano contra o presidente sudanês, Omar Al-Bashir, acusando-o de crimes de guerra.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h40

    0,77
    3,176
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h43

    -0,29
    64.958,98
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host