UOL Notícias Notícias
 

22/02/2010 - 19h06

Afegão se declara culpado de planejar atentado nos EUA

Um afegão radicado nos Estados Unidos se declarou culpado, nesta segunda-feira, de planejar um ataque contra o metrô de Nova York no ano passado.

Najibullah Zazi, que vive legalmente nos EUA desde 1999, foi um dos três acusados pelo Tribunal do Júri de Nova York de envolvimento no planejamento dos ataques.

Ele foi preso em 25 de setembro do ano passado. Inicialmente, Zazi, de 25 anos, havia se declarado inocente das acusações.

Na audiência desta segunda-feira, no entanto, ele se declarou culpado de conspiração para usar armas de destruição em massa, conspiração para assassinato e providenciar material para apoiar a rede extremista Al-Qaeda.

Ele pode pegar prisão perpétua sem direito a liberdade condicional.

Na época da prisão de Zazi, os investigadores afirmaram terem desbaratado uma ameaça de ataque iminente, mas acrescentaram que iriam continuar investigando "um grande número de evidências".

Segundo os investigadores, ele teria recebido treinamento "detalhado" sobre explosivos e armas em um campo no Paquistão, em 2008.

Os outros dois acusados - Adis Medunjanin e Zarein Ahmedzay - foram presos no mês passado. Segundo a polícia americana, Medunjanin seria um imigrante bósnio. Já o outro suspeito seria cidadão americano.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host