UOL Notícias Notícias
 

04/03/2010 - 16h11

Tumulto em templo mata 63 pessoas na Índia

Pelo menos 63 pessoas morreram nesta quinta-feira em um tumulto em um templo hindu no Estado de Uttar Pradesh, no norte da Índia, de acordo com a polícia local.

Dezenas de pessoas ficaram feridas no tumulto, que ocorreu após desabamento de um portão em um templo na cidade de Pratapgarh, 650 km a sudeste da capital, Nova Déli.

O portão de ferro que dava acesso ao complexo onde está o templo estava em construção e desabou, causando o tumulto.

Segundo a polícia, a maioria dos mortos identificados até a tarde de quinta-feira são mulheres e crianças.

O tumulto desta quinta-feira ocorreu em um pequeno templo, o Ram Janaki, onde se realizava uma festa ritual.

Milhares de pessoas participavam da festa, que também teria a distribuição de alimentos e roupas para os participantes, e o tumulto teria ocorrido quando as pessoas tentavam pegar os objetos que estavam sendo entregues no local. Jornalistas locais informaram à BBC que a maioria dos participantes da festa era de moradores pobres dos vilarejos da região.

Investigação De acordo com o correspondente da BBC em Nova Déli Sanjoy Majumder, os feridos foram levados para hospitais locais e a investigação do incidente já começou.

Autoridades do governo acreditam que os organizadores do evento não estavam preparados para receber a multidão que veio retirar as roupas e alimentos distribuídos de graça, segundo o correspondente.

Testemunhas dizem que demorou um pouco para a ajuda chegar ao templo e, logo que o tumulto ocorreu, não havia ninguém para prestar assistência aos feridos.

Vários incidentes parecidos ocorreram na Índia nos últimos anos. Apenas em 2008 ocorreram três tumultos em templos, nos quais morreram 350 pessoas.

Segundo Majumder, apesar de ter um bom histórico na organização de eventos reunindo multidões, a Índia tem um grande retrospecto de tumultos em eventos menores, particulares, que geralmente não oferecem organização e instalações para lidar com grandes números de participantes.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host