UOL Notícias Notícias
 

08/03/2010 - 06h22

Atentado suicida mata 11 no Paquistão

Pelo menos 11 pessoas morreram e mais de 60 ficaram feridas em um atentado suicida nesta segunda-feira de manhã na cidade de Lahore, no leste do Paquistão, informou a polícia.

O alvo do ataque foi um prédio onde funciona o Grupo Especial de Investigação - a polícia anti-terrorista - da Agência Federal de Investigação do Paquistão.

Os responsáveis usaram uma quantidade tão grande de explosivos que o impacto destruiu o prédio de dois andares e ainda atingiu construções próximas.

Próxima a fronteira com a Índia, Lahore foi alvo de militantes extremistas várias vezes no ano passado.

O governo do Paquistão condenou o ataque, responsabilizando "assassinos de aluguel que querem desestabilizar o Paquistão".

Vítimas Além do prédio da polícia federal, a explosão atingiu uma escola religiosa próxima ao local.

Até agora, ninguém assumiu a autoria do ataque.

Serviços de emergência já chegaram ao local, onde tentam resgatar pessoas presas sob os escombros.

Entre as vítimas estariam pessoas que passavam pelo local na hora da explosão, entre elas crianças a caminho da escola.

"Foi um atentado suicida. Sabemos que havia entre 40 e 50 pessoas dentro do prédio na hora da explosão quando o incidente ocorreu. O trabalho de resgate já começou", informou aos jornalistas o chefe da polícia de Lahore, Pervaiz Rathore.

Segundo ele, dependências do prédio atingido eram usadas para interrogar "suspeitos importantes", mas não havia nenhum suspeito no local na hora do ataque.

A polícia teme que o número de mortos suba.

Algumas fontes do governo suspeitam que o Talebã esteja por trás do ataque. Recentemente, a segunda pessoa no comando do grupo extremista, Mullah Abdul Ghani Baradar, foi preso por forças paquistanesas.

Há informações de que vários outros comandantes da milícia foram presos no país neste ano.

As dependências da Agência Federal de Investigação em Lahore já foram alvo de atentados no passado. Mais de 26 pessoas morreram nesses ataques.

No ano passado, a cidade de Lahore foi palco de vários ataques a bomba. Em dezembro, duas explosões em um mercado matando 48 pessoas e deixando mais de 100 feridos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host