UOL Notícias Notícias
 

17/03/2010 - 18h08

Merkel quer criar possibilidade de excluir países da zona do euro

A chanceler alemã, Angela Merkel, disse nesta quarta-feira que a zona do euro deve ter a possibilidade de excluir membros no futuro para evitar novas crises financeiras como a que atingiu a Grécia.

"No futuro, necessitamos incorporar uma cláusula no tratado (da União Europeia) que tornará possível, como último recurso, excluir um país da zona do euro se os requerimentos não sejam cumpridos repetidamente, no longo prazo", disse Merkel no Parlamento da Alemanha, que é a maior economia da região.

"O euro vem enfrentando seu maior desafio até hoje. (...) Um gesto rápido de solidariedade definitivamente não é a resposta certa" completou.

A Alemanha reluta em socorrer financeiramente a Grécia, país abalado por dívidas. O déficit interno grego é de 12,7%, quatro vezes maior do que o limite estabelecido pelo bloco.

Medidas Analistas temem que a crise grega se espalhe por outros países da zona do euro.

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, sugeriu a possibilidade da criação de um Fundo Monetário Europeu, nos moldes do Fundo Monetário Internacional, para lidar com crises semelhantes no futuro.

Leia também na BBC Brasil: França e Alemanha estudam criação de Fundo Monetário Europeu A correspondente da BBC em Bruxelas Oana Lungescu diz que a Alemanha pode estar preparada para adotar medidas inéditas para garantir a sobrevivência do euro.

Na terça-feira, ministros europeus das Finanças concordaram em ajudar a Grécia, sem revelar detalhes da ajuda, mas descartando a aprovação de novos empréstimos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h00

    -0,21
    3,269
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h10

    1,48
    62.587,82
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host