UOL Notícias Notícias
 

17/03/2010 - 22h36

Presidente interino da Nigéria dissolve gabinete

O presidente interino da Nigéria, Goodluck Jonathan, dissolveu nesta quarta-feira o gabinete do governo, apenas um mês após assumir o poder.

O anúncio foi feito na capital, Abuja, pela ministra da Informação nigeriana, Dora Akunyili.

Akunyili afirmou ainda que os ministérios serão assumidos por secretários a partir da quinta-feira. A ministra não informou, no entanto, quais as próximas medidas que serão adotadas por Jonathan.

De acordo com alguns analistas, a medida está sendo considerada uma forma de Jonathan, vice-presidente do líder afastado, Umaru Yar'Adua, consolidar-se no poder, já que a maioria dos membros do gabinete foi indicada por Yar'Adua .

O presidente sofre de uma doença cardíaca e está internado desde novembro. Jonathan assumiu a Presidência interina da Nigéria a pedido do Parlamento, do Senado e da Câmara em fevereiro, quando ficou claro que Yar'Adua não tinha condições de voltar a assumir o cargo.

Quando assumiu o poder, Jonathan disse que praticaria um bom governo, com transparência, e que combateria a corrupção de maneira mais rígida.

Na ocasião, havia expectativa de que posse de Jonathan poderia acabar com a uma crise constitucional e à paralisia política que atinge o país. Esta crise ameaçou até o progresso feito para paralisar os confrontos na turbulenta região do delta do Rio Níger, rica em petróleo.

'Abuso de poder' Segundo o correspondente da BBC em Abuja Peter Greste, Yar'Adua ainda está muito doente para retomar o poder, mas há possibilidade de um eventual retorno. Por essa razão, alguns especialistas afirmam que Jonathan poderia estar abusando de seus poderes constitucionais ao dissolver o gabinete.

Greste afirma que Jonathan teria sido indicado para "cuidar" do cargo, por isso não teria mandato ou autoridade para tomar esse tipo de decisão.

Mas, outros analistas afirmam que essa seria a única forma de o presidente interino assumir os problemas sociais, econômicos e políticos da Nigéria de maneira firme e segura.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h39

    0,76
    3,172
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h41

    0,73
    65.575,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host